© 2018. Haras Ypê - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

+55 48 98493 9653 | harasypemm@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • TripAdvisor

EQUOTERAPIA

O QUE É EQUOTERAPIA?


É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.  
 

A equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. 
 

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima, objetivando benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoa com: 
 

Deficiências físicas e/ou mentais causadas por:
- lesões neurológicas;
- patologias ortopédicas;     
- disfunções sensório-motoras. 

 

Necessidades educativas especiais com distúrbios:      
- evolutivos;  
- comportamentais;      
- de aprendizagem e      
- emocionais.

 

A Equoterapia é dividida em quatro programas de atendimento:
 

HIPOTERAPIA: Programa de reabilitação para pessoas portadoras de deficiência física e/ou mental, onde o praticante não tem condições físicas e/ou mentais para se manter sozinho a cavalo, sendo acompanhadas por um auxiliar guia e dois auxiliares laterais, com ênfase nos profissionais de saúde.
 

EDUCAÇÃO / REEDUCAÇÃO: Programa de reabilitação e/ou educacional, onde o praticante tem condição de exercer alguma atuação sobre o cavalo e conduzi-lo, com participação mais intensa do equitador nos exercícios programados, ainda necessitando dos auxiliares guia e laterais.


PRÉ-ESPORTIVO: O praticante tem boas condições para atuar e conduzir o cavalo, a ação do profissional de equitação é mais intensa. 


PRÁTICA ESPORTIVA PARAEQUESTRE: O praticante deve ter boas condições para estar a cavalo, já podendo participar em competições hípicas. Além da reinserção social, busca-se o prazer pelo esporte, a melhoria na qualidade de vida, o bem-estar e a autoafirmação. Abre-se caminhos para as Paraolimpíadas e Olimpíadas Especiais ou modalidades equestres adaptadas: festival de hipismo, enduro e volteio.
 

Os programas são definidos pela equipe de Equoterapia Ypê de acordo com as necessidades e potencialidades de cada praticante, com ênfase nas finalidades terapêuticas, fins educacionais e/ou sociais.

HORÁRIOS DAS SESSÕES

Quarta-Feira
7:00 | 8:00 | 9:00 | 10:00 | 11:00
Sábado

14:00 | 15:00 | 16:00 | 17:00

Sessões com duração de 30 minutos.